Lançamento do painel e-SUS APS
Uma ferramenta para a melhoria da atenção primária no Brasil.
Com o objetivo de facilitar o trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e melhorar a assistência à população, o Ministério da Saúde apresentou, nesta quinta-feira (19), o Painel e-SUS APS. A ferramenta foi desenvolvida para aperfeiçoar o monitoramento de dados populacionais e de saúde, melhorar o acompanhamento de indicadores, fortalecer a gestão do cuidado e incentivar boas práticas, impactando positivamente o atendimento aos cidadãos.
Durante a apresentação na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, destacou o impacto do painel na gestão da saúde. “O painel é uma ferramenta estratégica bastante aguardada pelos estados e municípios, pois proporciona uma visão abrangente e atualizada, praticamente em tempo real, dos dados, facilitando a compreensão das condições e das necessidades do território e de cada indivíduo”, afirmou.
Benefícios e funcionalidades
O Painel e-SUS APS foi projetado para atender às demandas dos profissionais de saúde e gestores, permitindo o acesso a dados detalhados por município, equipe de saúde e indivíduo. Essa capacidade contribui para o planejamento de ações assertivas e para o acompanhamento integral e longitudinal das pessoas cadastradas. Entre os benefícios estão:
Monitoramento de indicadores: Permite que os gestores acompanhem os dados do componente de vínculo e acompanhamento, relacionados ao novo financiamento federal para a atenção primária.
Planejamento baseado em dados: A ferramenta oferece informações sobre as condições de saúde da população, como diabetes e hipertensão, ajudando na definição de estratégias de cuidado.
Gestão integrada e conectada: Integrado ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), o painel torna o processo de trabalho mais ágil e inovador.
Desenvolvimento e implementação
O software foi desenvolvido em parceria com a Fiocruz e testado em municípios-piloto com até 500 mil habitantes, apresentando resultados promissores. Agora, a versão Beta está disponível para todo o Brasil. As atualizações e melhorias serão baseadas no uso e no feedback das gestões municipais.
Rodrigo Gaete, coordenador-geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária, destacou o trabalho prévio de informatização das UBSs como essencial para o lançamento do painel. “Hoje, o Prontuário Eletrônico do Cidadão está implantado em mais de 4 mil municípios. Isso traz benefícios tanto para os trabalhadores da rede quanto para a população, que passa a contar com atendimento de maior qualidade”, afirmou.
Estrutura do painel
O Painel e-SUS APS possui duas principais áreas de informação:
Dados sociodemográficos: Exibe informações sobre os cidadãos cadastrados, como distribuição por zonas urbana e rural, pirâmide etária e gênero.
Painéis temáticos: Incluem informações sobre diabetes e hipertensão, como quantidade de atendimentos, exames realizados e complicações associadas. Mais temas serão incorporados futuramente.
Próximos passos
O canal de suporte do e-SUS APS segue disponível para atender às dúvidas dos municípios e auxiliar na implementação do painel. A ferramenta será continuamente aprimorada, alinhando-se às demandas locais e fortalecendo a Estratégia Saúde da Família no Brasil. O objetivo é garantir que todos os cidadãos recebam cuidados de saúde de forma eficiente, personalizada e em tempo hábil.